sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lágrimas de crocodilo

Por acaso você já ouviu em algum lugar a expressão popular “derramar lágrimas de crocodilo”? 

Essa expressão é usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgindo de um fato que acontece com os crocodilos.

Quando o crocodilo come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base de seu olho, o que faz com que esses répteis lacrimejem. 


Esse está com cara de político!


São lágrimas naturais, mas é lógico que não significam que o animal se emocione ou sinta pena da sua presa. Daí vem a expressão "lágrimas de crocodilo", querendo dizer que, embora a pessoa chore, suas lágrimas não significam que ela esteja sofrendo, e por muitas vezes é por pura falsidade. 

Os crocodilianos são animais visados para obtenção de carne e couro. Provavelmente você já deve ter ouvido falar de como é valioso um sapato ou uma bolsa feita com pele de jacaré. A carne de jacaré também é muito apreciada por muitas pessoas do mundo inteiro. Quem já teve a oportunidade de ver um jacaré, mesmo que longe, deve ter notado um animal aparentemente tranquilo, mas que pode ser muito perigoso. 
Apesar de serem raros os ataques do jacaré a seres humanos, grande jacarés como o jacaré-açu (Melanosuchus niger) podem alcançar seis metros de comprimento e por isso, são temidos pelas pessoas. 

Com seis espécies, o Brasil é um dos países que apresenta maior riqueza desse grupo, com quatro delas ocorrendo na Amazônia. 

Os nomes populares são: jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latilostris), jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) jacaretinga (Caiman crocodilus), Jacarepaguá (Paleosuchus palpebrosus), jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) e jacaré-açu (Melanosuchus niger). 



Caiman crocodilus crocodilus (jacaré-tinga)


Os jacarés são carnívoros, mas nem por isso saem devorando pessoas como muitos pensam. Para atacar, o jacaré tem que se sentir muito ameaçado, pois, do contrário, ele afunda podendo ficar debaixo d’água por mais de dez minutos sem respirar. 

Os jacarés são animais fascinantes e merecem todo respeito por ser um predador natural e ajudar no equilíbrio populacional de peixes nos rios. 

 

5 comentários:

  1. É verdade que no Brasil só tem três espécies de jacaré?

    ResponderExcluir
  2. Não Paulo César. No Brasil temos registros de 6 espécies: Caiman crocodilus crocodilus (jacaré-tinga); Caiman crocodilus yacare (jacaré do pantanal); Caiman latilostris (jacaré-do-papo-amarelo); Paleosuchus palpebrosus (jacaré-paguá); Paleosuchus trigonatus (jacaré-coroa); e Melanosuchus niger (jacaré-açu). Obrigado por perguntar.

    ResponderExcluir
  3. Já avistei o jacaré-paguá em Chapadão do Céu,Goiás. Você já avistou todas essas espécies?

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não. Confesso que tenho muita curiosidade de observar um Caiman latilostris (jacaré-do-papo-amarelo) em ambiente natural.

    ResponderExcluir